Skip to content

COMO USAR A FAIXA DE PEDESTRES

17/05/2012

ANJOS DO ASFALTOPara que o respeito à faixa de pedestres tenha efeito, é fundamental que haja uma participação em massa da população, prefeitura, sociedades organizadas, escolas, igrejas, lideranças comunitárias e principalmente dos condutores, pedestres e fiscais de trânsito. Não existe uma regra oficial de como se comportar diante de uma faixa de pedestres, no entanto criei algumas que podem auxiliar os condutores e pedestres, elas só devem ser cobradas depois de muita divulgação e deverão começar primeiro com uma faixa específica, estratégica, depois que os condutores e pedestres locais se conscientizarem aí sim, pode partir para outra, sem esquecer de fiscalizar a primeira até  que o respeito a faixa se torne natural e assim sucessivamente. Vamos às regras.

REGRAS PARA O PEDESTRE:

1 – Se o pedestre estiver a 50 metros de faixa  ele deverá usá-la.

2 – Ao se aproximar da faixa, o pedestre deverá parar e olhar para os dois lados ( mesmo em vias de sentido único) Pode vir um ciclista na contra mão.

3 –  Estender o braço com a palma da mão na direção dos veículos, fazendo movimentos de cima para baixo e de baixo para cima até que um veículo pare, esse movimento é  para chamar a atenção do condutor que pode não estar vendo o pedestre, pode se comparar ao sinal amarelo do semáforo. Atenção! o condutor precisa de alguns segundos para acionar o pedal do freio e parar o veiculo, Esse é o tempo de reaçao. espere que o veículo pare.

4 – Quando o veículo parar por completo, o pedestre deverá iniciar a travessia, mas deve ainda observar os motociclistas que por ventura estejam no ponto cego, e consequentemente não estarão atentos á travessia.

5 – Iniciada a travessia, depois de tomar todos os cuidados o pedestre deverá ainda a todo momento estar atento quanto a imprevistos

6 – O pedestre deve usar o veículo que está parado como proteção, se a via for de sentido único ele deverá ter certeza de que o veículo da outra faixa de rolamento já parou, se não parou ainda ( cuidado com as motocicletas ) o pedestre deverá mais uma vez fazer o sinal de parada.

7 – Se a via for de duplo sentido de circulação. Antes de chegar na faixa que divide a via – cuidado com as motocicletas – o pedestre deverá olhar para o outro sentido,  se os veículos estiverem circulando, fazer o sinal de parada e só continuar a travessia depois que um veiculo parar.

8 – Iniciada a travessia, o pedestre não poderá diminuir os passos ou demorar para atravessar de propósito, criança acompahada deverá estar segura por uma das mãos , o pedestre a todo momento deve estar atento, a travessia deve ser em linha reta e só estará concluida quando o pedestre estiver com os dois pés fora da via.

Aguardem as regras para os condutores.

About these ads
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 259 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: